terça-feira, 27 de março de 2012

Novas Sete Maravilhas do mundo.

A cerimônia ocorreu no estádio da Luz, em Lisboa, Portugal. Os monumentos vencedores foram, por ordem de votação:
Muralha da China; Petra, na Jordânia; Cristo Redentor, no Brasil; Machu Picchu, no Peru; Chichén Itzá; no México Coliseu, na Itália; e Taj Mahal, na Índia.


O primeiro monumento a entrar na lista foi a Grande Muralha da China, um impressionante conjunto de arquitetura militar, que chegou a ter 6,3 mil km de extensão durante algumas das dinastias responsáveis por sua construção. A obra foi realizada ao longo de 2 mil anos.

                                     
                                  Muralha da China, obra realizada ao longo de 2 mil anos, ficou em primeiro lugar na votação. Foto: AP 

O monumento de Petra, na Jordânia, foi proclamado a segunda das novas maravilhas. A antiga cidade de Petra, um conjunto de construções esculpidas na rocha, é exemplo da habilidade do povo nabateu há 2 mil anos. Eles conseguiram canalizar água por aquedutos de cerâmica, permitindo a vida em uma região desértica.

O Cristo Redentor, no Brasil, foi proclamado a terceira das Novas Sete Maravilhas. A estátua, a 709 m do nível do mar, oferece uma das mais belas vistas dos morros e baías do Rio de Janeiro. O monumento religioso foi inaugurado em 1931, após cinco anos de obras.

A cidade de Machu Picchu, no Peru, ficou em quarto lugar. A cidade perdida dos incas está localizada a 2.491 m de altitude, o que fez com que fosse desconhecida até 1911. Estima-se que as estruturas foram construídas por volta de 1460.

Chichén Itzá, no México, foi proclamada a quinta das Novas Sete Maravilhas. Esta é a mais visitada cidade maia, que funcionou como centro político e econômico. Suas edificações estão preservadas, sendo a pirâmide de Kukulcán a mais significativa. A fundação ocorreu entre 435 e 455.

O Coliseu, em Roma, na Itália, ocupou o sexto lugar na disputa. O anfiteatro, símbolo da Roma antiga, foi inagurado no ano 80 pelo imperador Titus e recebeu o nome da estátua de Nero, Colossus. Foi usado para os combates de gladiadores e espetáculos populares.

O palácio do Taj Mahal, na Índia, foi proclamado a sétima das Novas Sete Maravilhas. Ele foi construído pelo imperador Shah Jahan como uma tumba para sua mulher favorita, Mumtaz Mahal, no século XVII. O palácio fica na poluída cidade de Agra e é cercado por jardins ornamentais.

As pirâmides de Gizé, única maravilha antiga a ter sobrevivido aos anos, foram declaradas "hors concours" e já eram "maravilha do mundo de honra".

O concurso foi promovido por uma fundação suíça. A votação universal foi feita pela Internet e por mensagens telefônicas. O concurso teve a participação de quase 100 milhões de pessoas, segundo os organizadores. O mundo inteiro pôde votar, desde janeiro, em seus sete monumentos preferidos entre as 21 opções.

A iniciativa de origem privada, lançada pelo aventureiro e cineasta suíço Bernard Weber, não é apoiada pela Unesco. O objetivo da votação era completar a lista das Sete Maravilhas da Antigüidade, designadas por volta de 200 a.C: o templo de Ártemis, os jardins suspensos da Babilônia, o mausoléu de Halicarnassus, o colosso de Rodes, o farol de Alexandria, a estátua de Zeus e a grande pirâmide do Egito. Somente esta última existe até hoje.



Comente, e nos diga o que acha sobre isto. 

domingo, 25 de março de 2012

Bosque do Alemão.



O Bosque Alemão, antiga chácara da família Schaffer com 38 mil m² de área, foi inaugurado em 1996 na cidade de Curitiba, capital do estado brasileiro do Paraná. Localiza-se no bairro Vista Alegre (Jardim Schaffer) e é formado por mata nativa densa. Foi criado para homenagear a cultura e as tradições que os imigrantes alemães trouxeram para Curitiba a partir de 1833.

Atrações do Bosque.
- Oratório Bach, uma sala para concertos musicais. É uma das principais atrações do Bosque e é instalada na réplica de uma antiga igreja Presbiteriana. A sala foi inaugurada em 13 de abril de1996.[1]
-A Torre dos Filósofos, com um mirante de onde se vislumbra boa parte da área preservada.
-A trilha João e Maria, onde as crianças tem a oportunidade de vivenciar um dos mais belos contos infantis.
-A Casa Encantada, com uma biblioteca infantil, e onde é feita a Hora do Conto para crianças, com bruxas e fadas.
-A Praça da Cultura Germânica, onde se vislumbra a riqueza cultural dos imigrantes alemães.
-O bosque de mata atlântica nativa preservada com nascentes de água límpida.
-O portal e a reprodução da fachada da Casa Mila, construção germânica do início do século XX, originalmente localizada no centro da cidade. O gradil na abertura superior central do portal é original da antiga construção.

Cachoeira do Roncador.

             
          A Pousada Cachoeira do Roncador está localizada a 20 min do centro de São Francisco Xavier, garantindo aos seus hóspedes uma estadia relaxante em meio à natureza. Sua infra-estrutura conta com duas piscinas: uma de água natural e uma de água tratada, salão panorâmico com lareira e música ambiente, salão para eventos, sinuca, cachoeira com queda de 50 metros, ducha. É possível, aos visitantes que não desejam se hospedar, passar um dia agradável com utilização das piscinas e cachoeira da pousada, além de desfrutar de um delicioso almoço self-service servido em fogão à lenha.

Informações:

Queda de 60 m de altura que termina numa piscina natural com água cristalina e gelada. Acesso por trilha que margeia o Riacho Brejo da Lagoa, na Serra do Lajeado.

Parque Nacional das Emas.



       O Parque Nacional das Emas (PNE) possui uma área de 131.800 ha. e está localizado no extremo sudoeste do estado de Goiás, próximo às divisas com o Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Representa uma das mais importantes Unidades de Conservação do Cerrado devido à sua extensão e integridade de habitats, riqueza faunística e presença de espécies raras e ameaçadas de extinção, sendo que foi recentemente incluído nas Ações prioritárias para Conservação da Biodiversidade do Cerrado e Pantanal (MMA, 1999) como área de importância biológica extremamente alta. Os campos arbustivos formam 70% da vegetação do Parque, sendo que 1,2% é formado por matas. A vegetação nativa do entorno foi ocupada por extensas lavouras de grãos (principalmente milho e soja) e pela pecuária extensiva. Possui uma rica biodiversidade e abundância de espécies como a onça-pintada, a onça-parda, o tatu-canastra, o queixada, o lobo-guará, a anta, o veado-campeiro, a jaguatirica, o cachorro-do-mato, a ema, entre outros.
         A fragmentação do habitat natural fez com que o Parque e as reservas legais das propriedades adjacentes se tornassem refúgios para a fauna nativa. Os limites do Parque não representam barreiras para os animais, que se deslocam entre o parque e as propriedades rurais.

terça-feira, 20 de março de 2012

Canal do Itajurú.



 

         O cenário bucólico no Canal do Itajurú lembra a calma e desconhecida Cabo Frio de antigamente. O pôr do sol é sem dúvida a melhor hora para admirar e acompanhar o clima romântico do local. O canal tem 6 Km de extensão, que liga a lagoa de Araruama ao oceano Atlântico, e tem seu ponto mais conhecido no centro da cidade, em frente ao bairro da Gamboa. Ali no calçadão, na beira do canal, é onde fica a famosa feira de artesanato da região, muito procurada pelos turistas no fim da tarde. Também é lá que as escunas ficam ancoradas para passeios por todo o Canal do Itajurú, incluindo roteiros em diversas praias. Caminhando na Av. dos Pescadores, ao final de onde se pode admirar o canal a pé, fica a praia de São Bento.

Comente e nos diga o que você acha deste ponto turístico.

Dedo de Deus.


O Dedo de Deus é um pico com 1 692 metros de altitude e cujo contorno se assemelha a uma mão apontando o dedo indicador para o céu. É um dos vários monumentos geológicos da Serra dos Órgãos, que fica localizada na Serra do Mar, entre as cidades de Petrópolis, Guapimirim e Teresópolis, no estado do Rio de Janeiro, no Brasil.
O pico encontra-se nos limites do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, na área territorial de Guapimirim, sendo porém melhor avistado em Teresópolis, e com perfeição a partir do Mirante do Soberbo, localizado na BR-116, na entrada do município.
O montanhismo no Brasil está intimamente ligado à conquista do Dedo de Deus por José Teixeira Guimarães e pelos irmãos Américo de Oliveira (Acácio, Alexandre e Raul Carneiro) em 9 de abril de 1912.
O pico é um símbolo do estado do Rio de Janeiro, figurando na bandeira e no brasão do mesmo.


Comente, e nos diga o que acha desse ponto turístico.



Praia de Cabo Brando.



A Praia do Cabo Branco é uma praia urbana de João Pessoa, de areia fina e batida, com coqueiros e falésias vivas, denominação dada pela ação dos fenômenos naturais que atuam nas falésias de até 40 metros.

Na Avenida Cabo Branco nº 3336, à beira-mar, está situada a Fundação Casa de José Américo. A casa, transformada em museu, guarda todas as características de quando José Américo nela residia. A fundação é um centro de estudos, pesquisa e difusão científica. É uma praia incrível, com formações rochosas, e piscinas naturais. Uma praia maravilhosa.

Comente e nos diga o que você acha deste ponto turístico. 

Paquetá



Paquetá é o bairro compreendido pela Ilha de Paquetá e por outras pequenas ilhas (Brocoió, do Braço forte, Jurubaíba, da Pita, Redonda, do Manguinho, Comprida, dos Ferros, Casa da Pedra, de Pancaraíba, dos Lobos, Tabacis, das Folhas, Tapuamas de Baixo, Tapuamas de Cima, do Sol, Laje Rachada, Pedra Rachada, Trinta Réis e Pedra Cocóis, bem como as ilhotas, pedras e lajes situadas entre elas), no interior da Baía de Guanabara, no estado do Rio de Janeiro, no Brasil.
A Ilha de Paquetá constitui-se num tradicional e pacato recanto turístico da cidade do Rio de Janeiro, a poucos minutos da agitação da metrópole, habitado por população de classe média. A segurança e tranquilidade da ilha atraem visitantes nacionais e estrangeiros, que a elegem para namorar, passear e se divertir.
Já a Ilha do Brocoió é ocupada, unicamente, pela residência oficial de férias do governador do estado do Rio de Janeiro.
O bairro possui infraestrutura turística completa com hotéis, restaurantes, hospital, policiamento, comércio e serviços.


Comente, e nos diga o que acha desse ponto turístico.

terça-feira, 13 de março de 2012

Lugares Turísticos do Brasil.

Comente e nos diga o que você acha desse vídeo.

Jericoacoara.


Jericoacoara é uma pacifica vila de pescadores situada entre dunas, na costa Oeste do Estado do Ceará, aproximadamente 3 graus abaixo da linha do Equador, com 320 dias de sol por ano. Eleita pelo jornal Washington Post como uma das 10 praias mais belas do mundo, Jeri, como é chamada pelos habitantes locais, está cercada por lagoas de agua doce, cristalinas e azuis, mar calmo e enormes dunas de onde é possível admirar o pôr-do-sol mais bonito do Brasil.
Inegável, Jericoacoara é uma das praias mais bonitas e diferentes de todas que se tem notícia. Parece que tem vida própria se renovando a cada estação. A vastidão de suas dunas, a transparência das águas de suas lagoas, a diversidade de sua paisagem, os dias dourados e as noites "calientes", fazem essa recanto do Ceará, ser visitado por turistas de todos os lugares do mundo. E a unanimidade vem em uma só voz: Jericoacoara é fantástica.

Comente e nós diga o que acha desse ponto turístico.


Teatro Municipal (RJ).

águia

O Teatro Municipal do Rio de Janeiro localiza-se na Cinelândia (Praça Marechal Floriano), no centro da cidade do Rio de Janeiro (RJ), no Brasil.

Inaugurado em 1909, como parte do conjunto arquitetônico das Obras de Reurbanização da Cidade do Rio de Janeiro (RJ), e abertura da Avenida Central, durante a prefeitura de Pereira Passos, exerce desde sua inauguração um importante papel para a cultura carioca e nacional, recebendo em seu palco importantes artistas, orquestras e companhias de Ballet.


O Teatro Municipal do Rio de Janeiro ostenta obras dos mais renomados artistas brasileiros na época de sua construção. Pinturas de Eliseu Visconti, Henrique Bernardelli e Rodolfo Amoedo e esculturas de Rodolfo Bernardelli.

Eliseu Visconti foi o principal decorador do teatro, sendo de sua autoria todas as pinturas da sala de espetáculos: o majestoso pano de boca (maior tela já pintada no Brasil), teto sobre a platéia (plafond) e friso sobre o palco (proscênio). Também de Eliseu Visconti são as pinturas do “foyer” do teatro (teto e painéis laterais), consideradas como obra prima da pintura decorativista no Brasil.

Rodolfo Amoedo executou oito pinturas nas paredes laterais das rotundas do “foyer”, sendo de Henrique Bernardelli a autoria das pinturas dos tetos das duas rotundas.

O restaurante Assirius, no subsolo do teatro, tem a particularidade de ter uma decoração em estilo assírio.

Praia de Manguinhos - Búzios




A Praia de Manguinhos é a terceira praia de Armação dos Búzios, quando se chega pela estrada RJ-102, vindo de São Pedro da Aldeia. Neste lugar, a estrada passa a se chamar Estrada da Usina. Daí até o centro de Búzios são aproximadamente 3 km. Manguinhos fica cerca de 1 km da Praia de Geribá e a 2 km da Rua das Pedras.


Apesar de não ser cercada por tantas pousadas como em outras áreas da cidade, é beirada por muitas casas disponíveis para aluguel. Com algumas pousadas e restaurantes a Praia de Manguinhos oferece uma boa estrutura de acolhida aos visitantes que desejam ficar ali durante sua estadia em Búzios. Em seu prolongamento em direção ao centro da vila, a praia seguinte é a Praia da Tartaruga. Excelente para esportes náuticos e caminhadas. Ao entardecer, dá para curtir um belo por-do-sol.


Comente, e nos diga o que acha desse ponto turístico.

Torre Panorâmica de Curitiba.

Torre da Telepar.jpg

A Torre Panorâmica de Curitiba, também conhecida como Torre da Telepar ou Torre das Mercês, é uma torre de telecomunicações localizada no bairro das Mercês na cidade deCuritiba, capital do estado brasileiro do Paraná.

Foi construída em 1991 pela estatal Telepar e, devido à privatização do setor de telecomunicações, já pertenceu a Brasil Telecom e pertence hoje a Oi. É a única torre detelefonia do Brasil com mirante aberto à visitação.


Torre
  • Altura: 103,5m.
  • Diâmetro da seção circular: 8,0m
  • Cota do terreno/nível do mar: 940,5m
Mirante
  • Altura: 95,0m
  • Diâmetro: 22,5m
  • Área útil: 329m²

Comente, e nos diga o que você acha deste ponto turístico.

Ilhá de Marajó - Pará



A ilha de Marajó é uma ilha brasileira do estado do Pará, localizada na foz do rio Amazonas no arquipélago do Marajó.
Com uma área de aproximadamente 40 100 km², é a maior ilha fluviomarítima do mundo. A cidade de Belém situa-se à sudeste do canal que separa a ilha do continente. A maior ilha fluvial é a Ilha do Bananal.
Destaca-se pelos montes artificiais, nomeados tesos, construídos ainda em seu passado pré-colombiano pelos índios locais. A ilha era chamada de Marinatambal pelos indígenas (confirmado por Sir Walter Raleigh no século XVI), já em tempos coloniais foi denominada como Ilha Grande de Joannes.


Comente , e nos diga o que acha desse ponto turístico.

terça-feira, 6 de março de 2012

Entrevista part. II

 

 

 


                   

Entrevista part. I

Olá, tudo bem? Somos do grupo lugares turísticos do Brasil com os componentes Thayane, Tincia, Thais e Izabella e iremos entrevistar uma pessoa que tem haver com guia turismo.

Perfil da entrevistada:

Qual é o seu nome?
R: Meu nome é Natividade.

Você é natural do Rio de Janeiro?
R:Não

Onde você nasceu?
R:Eu nasci na Paraíba, no Nordeste Brasileiro.

Qual é sua Data de Nascimento?
R:08/09/1948

Qual é a sua profissão?
R:Bom, eu já sou aposentada, mas já trabalhei muito na vida.

Você faz alguma faculdade? Qual?
R:Sim, eu faço faculdade de turismo autelâria na universidade.

Quando e porque escolheu esse curso?
R:Em 2010, após eu ficar viúva, resolvi voltar a estudar pois eu gosto muito.

Esse curso envolve trocas de conhecimentos com outras áreas?
R:Sim, porque turismo é primordial nas trocas de culturas e envolve outras áreas.

Está atendendo a sua expectativa?
R:Sim, está atendendo sim, melhor do que eu pensava.

Que tipo de trabalho você pretende realizar quando acabar a faculdade?
R:Bom, primeiramente quando me formar quero fazer um pós-graduado e depois um doutorado.

Nosso trabalho é sobre pontos turísticos do Brasil. Selecionamos 20 lugares, e gostaríamos que você escolhesse alguns para fazer comentários.

1º Santa teresa
2º Arcos da Lapa
3º Ouro Preto 
4º Pão de Açúcar 
5º Lençóis Maranhenses
6º Chapada dos Guimarães
7º Cristo Redentor
8º Pantanal
9º Parque Nacional Serra dos Órgãos
10º Pelourinho
11º Ópera de Arame 
12º Palácio de Cristal  
13º Fernando de Noronha
14º Maracanã 
15º Casa Santos Dumont 
16º Copacabana
17º Ilha Fiscal 
18º Teatro Amazonas
19º Jardim Botânico 
20º Quinta da Boa vista 


R: Bem, eu escolhi o Pão de Açúcar , pois é um lugar muito famoso para os cariocas nascidos ou não aqui, Porque ele é e foi importante para o Rio de Janeiro, e na época em 1.585 quando a cidade foi formada para proteger ou ter defesa.


Qual desses lugares para você, é o mais bonito? E qual deles você gostaria de conhecer?
R: Bom, eu acho os Lençóis Maranhenses muito bonito, mas eu nunca o conheci, então não sei como é formada os lençóis. 


Na sua opinião qual deles retrata mias a história do Brasil?
R: Ouro Preto é importante pois foi o berço no marco Tiradentes E também ela oi tombada pela Unesco como patrimônio da humanidade, e seus museus foi um dos mais importante de lá.


E quanto a natureza brasileira, qual deles tem a maior importância? 
R: Eu escolhi o Pantanal, mas os outro também são importantes, mas eu escolhi porque eles tem uma planície que formam grandes influências desse lugar.


Muito obrigada pela entrevista, nós gostaríamos de colocar isso no blog você autoriza?
Natividade: Sim 
Obrigada.  

Drogas na escadaria Selaron - Lapa (RJ)


Um dos pontos turísticos mais visitados do Rio, a escadaria Selaron, na Lapa, região central da cidade, era usado como principal ponto de venda de drogas para uma quadrilha.
Ainda de acordo com a delegada, o nome a operação, Quinta na Lapa, se deu porque o fluxo da venda de drogas foi percebido com maior intensidade às quintas-feiras.
Uma operação da polícia na Lapa, centro do Rio, acabou com dez pessoas presas suspeitas de venda de drogas.
A polícia fez uma operação para prender uma quadrilha de traficantes que atua na Lapa, recrutando menores de idade e abordando turistas. O chefe da quadrilha divulgava em uma rede social que era criminoso e se orgulhava disso.


Comente e nos diga o que acha sobre esse assunto.

sábado, 3 de março de 2012

Chapada dos Guimarães




Oferece um turismo tranqüilo com passeios por matas, cachoeiras e formações rochosas.
Possui muitas cachoeiras, a que mais se destaca é a do Véu da Noiva, principal cartão-postal da Região.
Atrações : Cidade de Pedra, o Cogumelo de Pedra, Pedra Furada e os mirantes Portão do Inferno e Morro de São Jerônimo, sítios arqueológicos com pinturas e inscrições rupestres além de fósseis de animais pré-históricos.


Comente, e nos diga o que acha desse ponto Turístico.

Fernando de Noronha





Fernando de Noronha é um arquipélago pertencente ao estado brasileiro de Pernambuco, formado por 21 ilhas e ilhotas.Situado no Oceano Atlântico, a leste do estado do Rio Grande do Norte.Constitui um Distrito estadual de Pernambuco desde 1988, quando deixou de ser um território federal, cuja sigla era FN, e a capital era Vila dos Remédios. É gerida por um administrador-geral designado pelo governo do estado.
Antes de se tornar o paraíso turístico e ecológico dos dias atuais, o arquipélago foi local de detenção de condenados enviados a cumprir pena no presídio ali existente, que funcionou de 1737 a 1942, sendo que de 1938 em diante apenas para presos políticos do Estado Novo.
Reportagem da revista O Cruzeiro, de 2 de agosto de 1930, descreve o presídio como fantasma infernal para esses proscritos da sociedade, que viviam completamente alheios ao que se passava no resto mundo, apesar de o Governo proporcionar aos presos uma vida saudável de trabalho e de conforto.


Comente, e nos diga o que achou desse ponto turístico

Parque Nacional Lençóis Maranhenses




Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses 155 mil hectares de pura natureza e muitas surpresas para o viajante, num roteiro que inclui visuais sedutores e por de sol inesquecível, flora e fauna abundantes. Grandes vastidões de dunas, lagoas, banhos de mar esperam pelo turista neste verdadeiro santuário da natureza.
Praias - Ponta do Mangue, Moitas, Vassouras, Morro do Boi, e Barra do Tatu são algumas das belas praias que esperam pelo turista em Barreirinhas. Chega-se de barco a todas elas, partindo-se da sede do município.
Mandacaru - Vila de pescadores onde a maior atração é um farol de 54 metros de altura, de onde se tem um belo visual do parque.
Caburé - Um delicioso refúgio onde o visitante pode tomar banho de mar e tirar o sal do corpo em água doce. Boa opção de pernoite. Existem chalés e boa comida.

Comente, e nos diga o que você achou desse ponto turístico.

Teatro de Manaus.



O Teatro Amazonas é um dos mais importantes teatros brasileiros, foi construído com verba do ciclo da borracha. A história do inicia-se em 1881, quando o deputado A. J. Fernandes Júnior apresentou o projeto para a construção de um teatro em alvenaria, na cidade de Manaus. A proposta foi aprovada pela Assembléia Provincial do Amazonas e começaram as discussões a respeito da construção do prédio. Manaus, que vivia o auge do ciclo da borracha, era uma das mais prósperas cidades do mundo, embalada pela riqueza advinda do látex da seringueira, produto altamente valorizado pelas indústrias européias e americanas. A cidade necessitava de um lugar onde pudessem se apresentar as companhias de espetáculos estrangeiras e a construção do teatro, assim, era uma exigência da época. O projeto arquitetónico escolhido foi o de autoria do Gabinete Português de Engenharia e Architetura de Lisboa, em 1883. No entanto, em meio às discussões a respeito do local para a edificação e os custos da obra, a pedra fundamental só foi lançada em 1884. As obras transcorreram de forma lenta e somente no governo de Eduardo Ribeiro, no apogeu do ciclo da borracha, a construção tomou impulso. Foram trazidos arquitetos, construtores, pintores e escultores da Europa para a realização da obra. A decoração interna ficou ao encargo de Crispim do Amaral, com exceção do salão nobre, área mais luxuosa do prédio, entregue ao artista italiano Domenico de Angelis. A sala de espetáculos do teatro tem capacidade para 701 pessoas, distribuídas entre a platéia e os três andares de camarotes. No salão nobre, com características barrocas, destaca-se a pintura do teto, denominada "A Glorificação das Bellas Artes na Amazónia", de 1899, de autoria de Domenico de Angelis. Destacam-se os ornamentos sobre as colunas do pavimento térreo, com máscaras em homenagem a dramaturgos e compositores clássicos famosos, como Ésquilo, Aristóphane, Moliére, Rossini, Mozart, Verdi, Chopin e outros. Sobre o teto abobadado estão afixadas quatro telas pintadas em Paris pela Casa Carpezot - a mais tradicional da época -, onde são retratadas alegorias à música, dança, tragédia e uma homenagem ao grande compositor brasileiro Carlos Gomes. Do centro, pende um lustre dourado com cristais, importado de Veneza, que desce até ao nível das cadeiras para a realização de sua manutenção e limpeza. Destaca-se, ainda na sala de espetáculos, a pintura do pano de os rios Negro e Solimões. O teatro possui diversos ambientes, concebidos com diferentes materiais, daí ser considerado um espaço sobremaneira eclético. É, sem dúvidaboca do palco, de autoria de Crispim do Amaral, que faz referência ao encontro das águas d, o mais importante prédio da cidade, não somente pelo seu inestimável valor arquitetônico, mas principalmente pela sua importância histórica, uma prova viva da prosperidade e riqueza vividos na fase áurea da borracha. O teatro é referência para espetáculos regionais, nacionais e internacionais.
Comente e nós diga o que você acha desse ponto turístico.

Óperas de Arame.

       












 Ópera de Arame é um dos principais cartões postais de Curitiba. Inaugurado em 1992, no Parque das Pedreiras, próximo ao Espaço Cultural Paulo Leminski.
  A Ópera de Arame foi construída em estrutura tubular e teto de policarbonato transparente. O projeto é do arquiteto Domingos Bongestabs, professor do departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFPR, o mesmo autor do projeto da Unilivre. Tem capacidade para 2.400 espectadores e um palco de 400m² destinado a apresentações artísticas e culturais.     
O cenário externo da Ópera de Arame é igualmente belo. Era o local onde funcionava uma antiga pedreira. Hoje, pode-se apreciar a mata nativa, um lago com carpas, uma cascata de 10 metros e várias espécies de aves.

Comente e nós diga o que você acha desse ponto turístico. 

Pantanal .













Introdução:
Um dos ecossistemas mais ricos do Brasil, o Pantanal, estende-se pelos territórios do Mato-Grosso (região sul), Mato-Grosso do Sul (noroeste), Paraguai (norte) e Bolívia (leste). Ao todo são aproximadamente 228 mil quilômetros quadrados. Em função de sua importância e diversidade ecológica, o Pantanal é considerado pela UNESCO como um Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera.
Aspectos Geográficos : O Pantanal é formado por uma planície e está situado na Bacia Hidrográfica do Alto Paraguai. Recebe uma grande influência do Rio Paraguai e seus afluentes, que alagam a região formando extensas áreas alagadiças (pântanos) e favorecendo a existência de uma rica biodiversidade. A época de chuvas e cheias dos rios ocorre durante os meses de novembro a abril.
O clima do Pantanal é úmido (alto índice pluviométrico), quente no verão e seco e frio na época do inverno.
 Fauna do Pantanal: vida animal: O ecossistema do Pantanal é muito diversificado, abrigando uma grande quantidade de animais, que vivem em perfeito equilíbrio ecológico. Podemos encontrar, principalmente, as seguintes espécies: jacarés, capivaras, peixes (dourado, pintado, curimbatá, pacu), ariranhas, onça-pintada, macaco-prego,veado-campeiro, labo-guará, cervo-do-pantanal, tatu, bicho-preguiça, tamanduá, lagartos, cágados, jabutis, cobras (jibóia e sucuri) e pássaros (tucanos, jaburus, garças, papagaios, araras, emas, gaviões). Além destes citados, que são os mais conhecidos, vivem no Pantanal muitas outras espécies de animais.


       
Flora do Pantanal : 
Assim como ocorre com a vida animal, o Pantanal possui uma extensa variedade de árvores, plantas, ervas e outros tipos de vegetação. Nesta região, podemos encontrar espécies da Amazônia, do Cerrado e do Chaco Boliviano.
Nas planícies (região que alaga na época das cheias) encontramos uma vegetação de gramíneas. Nas regiões intermediárias, desenvolvem-se pequenos arbustos e vegetação rasteira. Já nas regiões mais altas, podemos encontrar árvores de grande porte. As principais árvores do Pantanal são: aroeira, ipê, figueira, palmeira e angico.


Comente e nós diga o que acha desse ponto turístico.

O Parque Nacional da Serra dos Órgãos.















O Parque Nacional da Serra dos Órgãos abrange os municípios de Teresópolis, Petrópolis, Magé e Guapimirim, uma área de cerca de 20 mil hectares. Foi criado em 1939, através de um decreto assinado pelo então Presidente Getúlio Vargas. É o terceiro mais antigo parque nacional brasileiro. 
O Parnaso abriga uma rica fauna e flora típica da encosta atlântica brasileira e recebe um grande número de visitantes, cuja demanda é facilitada pela proximidade do município do Rio de Janeiro (93 km). O local oferece muitas possibilidades de lazer e várias atrações, como trilhas para trekking, cachoeiras, áreas de escalada, uma piscina natural, além de dezenas de belíssimos recantos. Os cenários encontrados no Parque Nacional são acidentes naturais do relevo da Serra dos Órgãos.

Comente e nós diga o que você acha desse ponto turístico.

quinta-feira, 1 de março de 2012

Palácio de Cristal (Petrópolis)


O Palácio de Cristal situa-se na cidade de Petrópolis, Estado do Rio de Janeiro. O local foi inaugurado em 1884.
A estrutura pré-montada foi encomendada pelo Conde d'Eu, sendo construída nas oficinas da Sociedade Anônima Saint-Souver Lês Arras, na França. A estrutura é inspirado no Palácio de Cristal em Londres, e do Palácio de Cristal do Porto.
A intenção do Conde e da Princesa Isabel era utilizar o local como espaço para exposições de flores,frutos e pássaros.
Em 1938 o palácio foi coberto por folhas-de-flandres e tijolos para abrigar o Museu Histórico de Petrópolis, que mais tarde seria transferido para onde hoje funciona o Museu Imperial de Petrópolis.