terça-feira, 27 de março de 2012

Novas Sete Maravilhas do mundo.

A cerimônia ocorreu no estádio da Luz, em Lisboa, Portugal. Os monumentos vencedores foram, por ordem de votação:
Muralha da China; Petra, na Jordânia; Cristo Redentor, no Brasil; Machu Picchu, no Peru; Chichén Itzá; no México Coliseu, na Itália; e Taj Mahal, na Índia.


O primeiro monumento a entrar na lista foi a Grande Muralha da China, um impressionante conjunto de arquitetura militar, que chegou a ter 6,3 mil km de extensão durante algumas das dinastias responsáveis por sua construção. A obra foi realizada ao longo de 2 mil anos.

                                     
                                  Muralha da China, obra realizada ao longo de 2 mil anos, ficou em primeiro lugar na votação. Foto: AP 

O monumento de Petra, na Jordânia, foi proclamado a segunda das novas maravilhas. A antiga cidade de Petra, um conjunto de construções esculpidas na rocha, é exemplo da habilidade do povo nabateu há 2 mil anos. Eles conseguiram canalizar água por aquedutos de cerâmica, permitindo a vida em uma região desértica.

O Cristo Redentor, no Brasil, foi proclamado a terceira das Novas Sete Maravilhas. A estátua, a 709 m do nível do mar, oferece uma das mais belas vistas dos morros e baías do Rio de Janeiro. O monumento religioso foi inaugurado em 1931, após cinco anos de obras.

A cidade de Machu Picchu, no Peru, ficou em quarto lugar. A cidade perdida dos incas está localizada a 2.491 m de altitude, o que fez com que fosse desconhecida até 1911. Estima-se que as estruturas foram construídas por volta de 1460.

Chichén Itzá, no México, foi proclamada a quinta das Novas Sete Maravilhas. Esta é a mais visitada cidade maia, que funcionou como centro político e econômico. Suas edificações estão preservadas, sendo a pirâmide de Kukulcán a mais significativa. A fundação ocorreu entre 435 e 455.

O Coliseu, em Roma, na Itália, ocupou o sexto lugar na disputa. O anfiteatro, símbolo da Roma antiga, foi inagurado no ano 80 pelo imperador Titus e recebeu o nome da estátua de Nero, Colossus. Foi usado para os combates de gladiadores e espetáculos populares.

O palácio do Taj Mahal, na Índia, foi proclamado a sétima das Novas Sete Maravilhas. Ele foi construído pelo imperador Shah Jahan como uma tumba para sua mulher favorita, Mumtaz Mahal, no século XVII. O palácio fica na poluída cidade de Agra e é cercado por jardins ornamentais.

As pirâmides de Gizé, única maravilha antiga a ter sobrevivido aos anos, foram declaradas "hors concours" e já eram "maravilha do mundo de honra".

O concurso foi promovido por uma fundação suíça. A votação universal foi feita pela Internet e por mensagens telefônicas. O concurso teve a participação de quase 100 milhões de pessoas, segundo os organizadores. O mundo inteiro pôde votar, desde janeiro, em seus sete monumentos preferidos entre as 21 opções.

A iniciativa de origem privada, lançada pelo aventureiro e cineasta suíço Bernard Weber, não é apoiada pela Unesco. O objetivo da votação era completar a lista das Sete Maravilhas da Antigüidade, designadas por volta de 200 a.C: o templo de Ártemis, os jardins suspensos da Babilônia, o mausoléu de Halicarnassus, o colosso de Rodes, o farol de Alexandria, a estátua de Zeus e a grande pirâmide do Egito. Somente esta última existe até hoje.



Comente, e nos diga o que acha sobre isto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário