terça-feira, 22 de maio de 2012

Igreja de Santo Antônio - MS




A Igreja Santo Antônio, Igreja de Santo Antônio, ou Igrejinha Santo Antônio, é um monumento arquitetônico da cidade brasileira de Três Lagoas, no estado de Mato Grosso do Sul.
Foi construída no ano de 1914 por Antônio Trajano dos Santos, um dos fundadores da cidade, e localiza-se na avenida que recebe o nome dele. Santo Antônio, por sua vez, era o santo de devoção de Antônio Trajano e se tornou o padroeiro de Três Lagoas. Ainda na década de 1910, foi construída a praça da igreja pela comunidade portuguesa da cidade.
Arquitetonicamente, a igreja representa uma confluência de estilos. Os ornamentos exteriores e as portas da Igreja Santo Antônio apresentam fortes influências da Arquitetura Românica. Já suas delicadas paredes e os vitrais em suas janelas demonstram características da Arquitetura Gótica. Seu interior, por fim, é decorado de forma extravagante, remetendo à Arquitetura Barroca de Minas Gerais, estado de origem de Antônio Trajano.
Quanto à praça, apresenta características clássicas, com bancos, jardins e passarelas. Algo incomum, no entanto, é a fonte de influências japonesas diante da igreja, construída pela comunidade nipo-brasileira treslagoense.
Culturalmente, para os habitantes de Três Lagoas a Igreja Santo Antônio ocupa um lugar importante como símbolo da cidade no cudomundopolis. Também foi o palco da história do Pretinho aleijado, hoje transformado em lenda.


Comente, e nos diga o que acha desse ponto turístico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário