terça-feira, 29 de maio de 2012

São tomé das letras - MG



Sobre:
A primeira vista tem-se a impressão de que a Cidade deveria se chamar São Tomé das Pedras, pois suas ruas, casas e artesanato são feitos com pedras de quartzito. Rica em atrações naturais, como belas cachoeiras (como Shangrilá e Sobradinho), cavernas grutas ( como a do Carimbado), tornou-se ponto de encontro de místico e ufólogos.

Turismo:
Existem diversas atrações de visita obrigatória, como a Gruta São Tomé, Gruta do Carimbado, Casa-da-Pirâmide, Formações Rochosas - a da Bruxa é a mais famosa, construções em pedra e as cachoeiras - Shangri-lá, Véu de Noiva, Paraíso e da Lua, entre outras.

Alguns acreditam que São Tomé seja um dos sete pontos energéticos da Terra, o que atrai para o lugar místicos, sociedades espiritualistas, científicas e alternativas, o que dá razão a outro nome: Cidade Mística.

Geografia:Sua localização privilegiada, aliada com seu ar rústico e tipicamente mineiro do interior, em ponto montanhoso e elevado a 1 440 metros acima do nível do mar (permitindo a observação de praticamente toda a região ao redor), faz com que a cidade seja destino preferido de muitos turistas entusiastas da natureza e de gentes ligadas às artes em geral, tendo sido inclusive cenário para uma novela antiga da extinta Rede Manchete.

Geologia: 
São Tomé das Letras é uma localidade tipicamente na região serrana, edificada sobre um largo depósito mineral de quartzito - conhecidas como pedras-de-são-tomé (utilizadas largamente na pavimentação de bordos de piscinas) que foram utilizadas na construção de algumas casas no município, no calçamento das ruas e, atualmente, muito utilizadas na elaboração do artesanato local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário