terça-feira, 15 de maio de 2012

Pantanal Fluiminense

              

Quase ninguém sabe que, no estado do Rio de Janeiro, existe um pantanal que deságua na Baia de Guanabara. Com rios caudalosos, biodiversidade e grande manguezal.
Quando se fala sobre a Baia de Guanabara, imagina-se muita poluição e degradação ambiental. Entretanto, existe uma área bem preservada. Este é o chamado Pantanal Fluminense, que se localiza no município de Guapimirim.
Esta área fica a 70 quilômetros do município do Rio. Próximo ao município de Magé, no distrito da Praia de Mauá.
São 14.340 hectares com um espantoso índice de biodiversidade animal. Lá podem ser encontradas 171 espécies de aves, 15 espécies de peixes, dezenas de mamíferos e répteis. Dentre eles muitos jacarés de papo amarelo.
A viagem nos rios é feita de canoa, atravessando-se os rios Caceribu, Guaraí e Guapirimim. Chegando por fim à Baía de Guanabara.
A baía, nas proximidades do manguezal, também oferece um pano de fundo fantástico. É possível observar o relevo da Serra fluminense, atrativos internacionais como o Corcovado e o Pão-de-açúcar, além de um fantástico pôr-do-sol no horizonte.
Para aqueles que quiserem conhecer, o acesso ao Pantanal Fluminense fica na Estrada do Contorno, km 17, BR 493, Guapimirim, bairro Vale das Pedrinhas.


Comente, e nos diga o que acha desse ponto turístico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário