segunda-feira, 9 de abril de 2012

Ilha Grande



A Ilha Grande é a maior das ilhas do litoral de Angra dos Reis. Com relevo acidentado e montanhoso, cujas maiores elevações são o Pico da Pedra D'Água (1 031 metros) e o Pico do Papagaio, sendo este último o mais famoso, devido a sua forma pitoresca. As costas da ilha são recortadas por inúmeras penínsulas e enseadas, formando várias praias. A vegetação é exuberante, formada por mata atlântica, mangue e restinga.A principal localidade da ilha é a Vila do Abraão, com, aproximadamente, 3 000 habitantes e que concentra a maior parte da infraestrutura da ilha, como posto de saúde, escola primária, posto dos correios e destacamentos do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar. Um serviço de barcas liga diariamente a Vila do Abraão com Angra dos Reis e Mangaratiba, no continente. A vila conta, também, com ampla oferta de pousadas, campings, bares, restaurantes e comércio para turistas. Além desta, existem algumas outras pequenas comunidades espalhadas pela ilha também dotadas de infraestrutura turística, como Provetá.

As atividades econômicas giram em torno da pesca e, principalmente, do turismo. A ilha oferece, atualmente, muitas alternativas turísticas: passeios de barco, praias com águas calmas para mergulho em família, praias destinadas à prática de esportes como o surfe e o mountain-bike, trilhas ecológicas por dentro da mata ao centro da ilha, além de algumas atrações históricas.A ilha é dividida em dois parques: o Estadual da Ilha Grande e o Marinho do Aventureiro e uma reserva biológica, a das Praias do Sul, cujo acesso é somente permitido a pesquisadores e pessoas autorizadas pelo IBAMA. As áreas de proteção ambiental visam a garantir a proteção da grande reserva de mata atlântica ainda existente e da vida marinha existente no entorno da ilha.


Comente , e nos diga o que acha desse ponto turístico.

2 comentários:

  1. Nossa, adorei esse lugar.
    Já visitei, achei muito bonito... Nem parece que é na região sudeste, rs. Só queria saber mais um pouco sobre como é possivel entrar no lugar, se é pago, quanto é, e sobre mais algumas curiosidades... Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Bom, nesse lugar contem vários pacotes de viagens , ou até individual. Gostamos muito da sua participação aqui e sempre que possível volte sempre !

    ResponderExcluir