terça-feira, 10 de abril de 2012

Paraúna.




Quem visita Paraúna pode conhecer de perto a natureza, no sentido literal da palavra. A formação rochosa da região foi esculpida pelo tempo, formando belas e enigmáticas obras. Com o clima tropical, temperatura amena, período de sol que vai de julho a outubro, e educada e calorosa população de cerca de 30 mil habitantes, a cidade é um excelente ponto de turismo ecológico e de estudos.


Cercado de mistérios e misticismo, o Parque de Paraúna abriga histórias e lendas que o escritor e pesquisador Alódio Tovar se encarregou de divulgar para o mundo. Paraúna é uma das mais conhecidas cidades goianas em todo o mundo. Os motivos são muitos para que assim seja: vai das belezas da Serra das Galés, da Portaria, a Muralha de Pedra , o Vale da Felicidade ou a Ponte de Pedra até as histórias fantásticas contadas pelos moradores das redondezas sobre estranhos seres que visitam ou habitam a região.
No Vale da Portaria, vestígios de construções muito antigas são encontradas e desafiam a imaginação. Muitos acreditam que foram erguidas pelos Incas ou Maias. Um ponto intrigante é o relógio que marca as horas pela posição do sol.
Outros acreditam que as formações foram ocasionadas pela ação das águas de um oceano, que, em eras remotas, ocupava a região.

Há ainda os que afirmam que as referidas construções foram feitas pela ação dos ventos e da chuva durante milênios.

Existem ainda os mais radicais, que defendem a teoria de que todos os elementos encontrados na região são obras de antigos moradores e sustentam suas afirmações na Muralha de Ferro, localizada na Serra da Portaria, construída de pedras colocadas cuidadosamente numa extensão de 83 km que cortam o vale de ponta a ponta. Outra curiosidade que desperta o interesse de todos que visitam o local é o Rio da Ponte de Pedra, distante 60 km da cidade. A ação das águas do rio formou uma gruta cheia de estalactites e estalagmites de grande beleza e interesse científico. O interessante que sobre o rio, na gruta existe uma ponte formada pela ação da natureza.
Comente, e nos diga sobre este ponto turístico. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário