terça-feira, 10 de abril de 2012

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

Vale do .jpg

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é um parque nacional localizado naChapada dos Veadeiros, região nordeste do Estado de Goiás, no Brasil. Cobrindo uma superfície de 65.514 ha, está compreendido dentro de uma área de cerrado de altitude, dentro dos municípios de Cavalcante (60%) e Alto Paraíso de Goiás (40%)..

O parque foi criado em 1961, pelo então Presidente da República, Juscelino Kubitschek, e hoje é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Em Dezembro de 2001 o parque foi reconhecido como Patrimônio Mundial pela UNESCO.


O acesso ao parque localiza-se junto ao Povoado de São Jorge, distando 36 km da cidade de Alto Paraíso de Goiás, em estrada parcialmente asfaltada. O parque só permite acesso com acompanhamento de guias, mas diversos guias do povoado ficam disponíveis na entrada do parque, pela manhã. Entre as principais atrações de dentro do parque, estão os dois saltos do Rio Preto, com 80 e 120 m de altura, os canyons do Rio Preto, quedas d'agua em paredes rochosas de um estreitamento do rio, e as cachoeiras carioquinhas, uma formação de piscinas naturais ideal para banhos leves e hidromassagem.
Além das trilhas do próprio parque, há diversas atrações turísticas em terras particulares, no entorno do parque. Elas incluem:

Vale da Lua: formações rochosas cinzentas esculpidas pelo rio São Miguel, que possuem um aspecto "lunar".
Cachoeiras Almécegas: Duas cachoeiras, uma de 50 e outra de 15 metros, em que a água escorre por rochas íngremes. Próximo ao centro de Alto Paraíso.
Raizama: conjunto de cachoeiras ideal para a prática de canyoning e rapel.
Águas termais: piscinas naturais com água a cerca 38 graus de temperatura.


Comente, e nos diga o que você acha deste ponto turístico.

2 comentários:

  1. Fechei um pacote de 08 dias com Suçuarana Expedições associado a agência alternativa (15 à 22 de julho 2012) com guias espetaculares como Neto, Very e Deni com vasta experiência e amor pela profissão e as fotos jamais conseguiram traduzir a beleza das cachoeiras e a beleza das trilhas com uma fauna e flora inegualáveis, a Chapada é imensa e 08 dias são insuficentes até porque o 1º e o ultima praticamente é do traslado para o aeroporto de Brasília, e pelo que pude conhecer uma parte do Parque Nacional ( 2 dias) com trilhas unicas para conhecer as cachoeiras (São Jorge) e Alto Paraíso com as cachoeiras com trajetos distintos ( São Bento, os Couros, Almecégas I e II, Cachoeira dos Cristais....), enfim voltarei para conhecer as partes faltantes : Cavalcantes, Vale dos Macacos/macaquinhos... Adorei a Chapada e pretendo voltar várias vezes! Débora Costa

    ResponderExcluir
  2. Olá Thais, é possível conhecer a chapada sem ser por uma empresa?

    ResponderExcluir