terça-feira, 26 de junho de 2012

As Festas Juninas no Brasil.


Campinas Grande:
Entre os dias 1º de junho e 1º de julho, a ordem é arrastar o pé na Festa Junina de Campina Grande, cidade paraibana que ostenta a fama de maior São João do mundo. A edição, com mais de mil horas de forró,vai homenagear o centenário de Luiz Gonzaga, considerado o Rei do Baião.
Em meio ao cenário com bandeirinhas coloridas, uma fogueira gigante de 18 metros de altura e uma réplica da Catedral Nossa Senhora da Conceição, apresentações de artistas regionais e nacionais, grupos folclóricos e shows pirotécnicos prometem animar dois milhões de pessoas esperadas no Parque do Povo, uma área de 42,5 mil metros quadrados que foi totalmente reformada para receber a festa.
A abertura do evento ficará por conta do compositor paraibano Flávio José, do grupo forró pé-de-serra Os 3 do Nordeste e do cantor Capilé. Entre os destaques estão Dominguinhos, Waldonys, Elba Ramalho, Santanna, Zé Ramalho e Garota Safada. Os artistas e 150 trios de forró se dividirão entre o palco principal e outros três espaços: Ilhas Seu Vavá, Zé Bezerra e Zé Lagoa. A programação completa será divulgada no dia 15 de maio.
Como manda a tradição, nenhum arraiá é completo se não tiver as quadrilhas juninas. Em Campina Grande, grupos se apresentam todas as noites, na Pirâmide Jackson do Pandeiro, e disputam um concurso que vai eleger a melhor dança de São João.
Caruaru : 
Junho é mês festa junina. Por todo o Brasil, os arraiás estão recebendo barraquinhas, quadrilhas e comidinhas que muita gente espera o ano todo pra comer. Só Caruaru, em Pernambuco, deve receber um milhão e duzentos mil visitantes neste mês. 
São mais de trezentas atrações. Grandes nomes da música brasileira se apresentam na cidade, Michel Teló, Elba Ramalho, Dominguinhos, Chiclete com Banana. 
Você imagina quanto de ingrediente tem nesse enorme pé de moleque. São 800 quilos de mandioca, 300 gramas de açúcar, 250 quilos de margarina, 15 quilos de cravo, 15 quilos de canela, 15 quilos de erva-doce, 3 mil ovos, 40 quilos de doce de goiaba, 80 quilos de castanha, 60 quilos de coco ralado. 
A disputa pelos pedaços durante a festa foi grande. Dona Maria ajudou a distribuir. Encerrou o trabalho aplaudida pelo povo. Foi o fim de mais uma festa, mas no dia seguinte tinha outra. E de gala. O pessoal vai com seus vestidões compridos, pelo meio da rua mesmo. Quase nem dá pra ver as pernas de pau. E Mauricio Kubrusly vai ser o noivo desta quadrilha. O espetáculo começa, logo vem o casamento. O padre dá a bênção. E é hora de beijar a noiva! Uma típica farra junina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário