segunda-feira, 11 de junho de 2012

Buraco Das Abelhas.


Localizado na Fazenda Figueira,  Município de Jardim e distante à aproximadante 80 km da Cidade de Bonito, o "Buraco da Abelhas" foi descoberto em 1995 e foi até 2001 um dos principais destinos dos mergulhadores de cavernas do Brasil até a publicaçao da portaria 89 do IBAMA, que restringiu a prática em todo o Brasil.
Trata-se de uma cavidade de origem freática e de fluxo constante, com condutos largos e boas condições durante boa parte do ano.
Em 2003 houve uma reformulação do CEMEC - Conselho Especializado de Mergulho em Cavernas, grupo de especialistas em Mergulho em Cavernas representantes de certificadoras desta especialidade, que passou a revisar a antiga portaria 89, adequando-a necessidades de preservação, conservação e uso das cavernas alagadas e à realidade brasileira. Foi então publicada a Instrução normativa 100, bem mais flexível o que possibilitaria uma novo horizonte para a liberação das cavernas alagadas  para a prática do mergulho, como no passado.
Em Agosto de 2006 foi realizada a Primeira Expedição Oficial de Mergulho em Cavernas no Brasil , com o aval e apoio direto do IBAMA. O alvo era justamente o "Buraco das Abelhas", escolhido por estar em uma área interna ao Parque Nacional da Bodoquena e cujo Plano de Manejo servirá de referência para que o Ibama autorize outras cavernas para prática do mergulho.
Durante 28 dias uma equipe de mais de 20 mergulhadores dos mais especializados aqui no Brasil, trabalharam no local e puderam coletar os dados que servirão para a elaboração.
Dentre as atividades realizadas pelo grupo estão a coleta de dados de Biologia , com um invetário das espécies;  coleta de dados de geologia  e hidrogeológia, instalção de réguas na área externa para acompanhamento das variações de nível de água, levantamento topográfico interno e captação de imagens de vídeo e foto sub para documentação. Também foram  instalados cabos guia permanentes, que servirão como orientação para os mergulhadores, tudo dentro dos padrões internacionais de Segurança no Mergulho em Cavernas.
O Buraco das Abelhas foi contemplado neste projeto com estudos até uma área conhecida como "T do Matheus" cerca de 450 metros caverna adentro com uma profundidade de 49 metros. É uma caverna que pode ser usada para diversos níveis de treinamento de Mergulho em Cavernas devido às suas características geomorfológicas e de visibilidade de água.
Em dezembro de 2007 em plena época  das chuvas, um novo mergulho foi realizado no "Buraco da Abelhas" e para surpresa da equipe, foram encontradas  boas condições com pouca corrente e visibilidade razoável.  Uma  das preocupações nesta época é que o nível de água pode subir rapidamente de acordo com as chuvas. Como a origem das águas da caverna ainda é desconhecida, fica impossível de fazer uma previsão sobre este aumento de fluxo. Neste mergulho a equipe inspecionou as condiçoes gerais da caverna e do cabeamento que havia sido instalado em Agosto de 2006.
É sempre importante salientar que estas aividades só acontecem após devidamente autorizadas pelo CECAV/IBAMA Brasília, e pela direção do Parque Nacional da Bodoquena, através de seu Diretor Dr. Adílio Miranda.
Em breve acreditamos que o "Buraco das Abelhas" seja a primeira caverna alagada brasileira liberada oficialmente para prática do Mergulho em Cavernas.
Comente, e nos diga o que você acha sobre este ponto turístico. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário