terça-feira, 12 de junho de 2012

Museu Imperial - Petrópolis



   Quem vai até Petrópolis e visita o Museu Imperial vai encontrar um rico acervo, composto por peças ligadas a monarquia do país que vão desde mobília, passando por documentos, obras de arte e chegando a ter até mesmo objetos pessoais. Na pintura o destaque é certamente a Fala do Trono, um retrato de Dom Pedro II na abertura da Assembléia Geral.

    
A criação do Museu da FEB foi idealizado pelo presidente da ANVFEB Petrópolis, Associação dos Veteranos Sr. Orlando Pellis e por alguns veteranos petropolitanos. Da ideia inicail para a efetiva criação do Museu, foram feitas numerosas reuniões entre a Associação e órgão públicos municipalis e instituições civis. 



    O Museu da FEB - Petrópolis possui peças doadas pelos veteranos petropolitanos e por amigos do Museu. No total são 673 peças em exposição, sendo 478 fotos e documentos e 195 objetos, dispostos em 3 salas. A Museu pode ser visitado por intermédio de veteranos.
    Foi construído com recursos particulares do Imperador, nas terras da Fazenda do Córrego Seco, herdadas de seu pai, D. Pedro I que sonhou ali construir seu Palácio de Verão, o Palácio da Concórdia.

  Foi construído solidamente com largas paredes de pedra com madeira de lei procedentes de várias regiões do país. Seus jardins planejados pelo botânico Jean Baptiste Binot com orientação pessoal de D. Pedro II conservam até hoje suas características, com variedade de espécies botânicas originais, estátuas gregas, fontes e repuxos. 

  A atração principal é a coroa de D. Pedro II, exibida com medidas de segurança. É toda em ouro cinzelado, ornamentada com brilhantes e pérolas, também em exposições a coroa de Pedro I e o cetro em ouro. Destacam-se também a sala de visitas da Imperatriz, sala de jantar, de música, os quartos de D. Pedro II e a sala das jóias, além da sala de exposições temporárias. Possui grande quantidade de objetos e peças além de obras raras de grande interesse para o estabelecimento da nossa história.



Nenhum comentário:

Postar um comentário