terça-feira, 26 de junho de 2012

Intercâmbios


Aprender (ou aperfeiçoar) um idioma ou trabalhar e de quebra conhecer novas culturas e pessoas, crescer pessoal e profissionalmente e curtir uma nova viagem, quem não quer? "Unir o útil ao agradável" parece ser a palavra de ordem dos programas de intercâmbio. Quem já fez diz ter tido uma das melhores experiências de sua vida!
Todas as regiões do país têm agências especializadas em encaminhar os brasileiros para diversos países e para realizarem variados cursos e tipos de trabalho. Do "comum" inglês nos Estados Unidos ou Inglaterra; ao mandarim na China e até ao trabalho voluntário num kibutz em Israel! Há também estágios remunerados, trabalhos no campo ou para atletas.


A maioria das agências de intercâmbio cultural oferece programas do tipo:

Au pair: destinado às jovens que querem conciliar o estudo à convivência com uma família estrangeira cuidando das crianças da casa. Geralmente mulheres de 18 a 30 anos se encaixam neste programa.

Estágios para universitários (remunerados ou não): além de adquirir fluência no idioma, bagagem técnica e cultural você acrescenta a experiência em seu currículo. 

Trabalho remunerado para universitários: para quem quer trabalhar em um outro país no período de férias da faculdade. Algumas agências promovem feiras nas quais empresas estrangeiras participantes entrevistam o candidato.

Férias para adolescentes: sem passar muito tempo longe da família, os adolescentes de 13 a 17 anos (geralmente) têm sua primeira experiência num intercâmbio cultural no período em que estaria de férias escolares aqui no Brasil.

High school: dirigido a estudantes do ensino médio que querem fazer um semestre ou um ano de curso em um outro país.

Cursos de idioma, pós-graduação, especializações, marketing entre outros também são oferecidos pela maioria das agências.

Comente, e nos diga o que você acha sobre isto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário