quarta-feira, 13 de junho de 2012

Gruta da Tapagem.

 

Também conhecida como Caverna do Diabo, o local pode receber a visita de estudantes de qualquer idade, em razão da infra-estrutura que possui. A caverna apresenta quase 600 metros abertos para visitantes, com passarelas de concreto com corrimão, iluminação e escadas. O acesso custa cinco reais.
O interior da caverna é iluminado artificialmente (um pecado para os espeleólogos), o que realça a incrível beleza do local. Dos três quilômetros de extensão, somente é possível percorrer aproximadamente 400 metros, mas mesmo nesse percurso é possível observar estalactites, estalagmites, cascatas de calcita e outras formações que decoram os imensos salões da caverna. Há, também, formações bastante curiosas, batizadas pela sua semelhança com seres reais ou imaginários: a figura do diabo, cabeças de coruja, alpinistas escalando montanhas e muitas outras.

Curiosidade:
Uma das principais regiões auríferas do Brasil colonial, a cidade de Eldorado goza desde 1995 do status de Estância Turística. Em vez do ouro, o quarto maior município do estado de São Paulo em extensão oferece a seus visitantes vasta flora, riquezas naturais e muitas opções para a prática de esportes de aventura, em razão do relevo do Vale do Ribeira. A região apresenta profundos vales, tomados por pequenos córregos e ribeirões de águas cristalinas, além de quedas d’água.

Como chegar:
Pela BR 116 (Rodovia Regis Bittencourt) são 215 quilômetros, contados a partir da interseção da Av. Prof. Francisco Morato com a Marginal Pinheiros, até Jacupiranga. Dali mais 95 quilômetros, passando por Eldorado, até a cidade de Iporanga. Até a entrada da Caverna do Diabo as condições das estradas são razoáveis; depois são mais 32 quilômetros até Iporanga onde há irregularidades e bastantes defeitos na pista; é bom desacelerar e dirigir com cuidado.

Comente, e nos diga o que você acha deste ponto turístico. 

Um comentário:

  1. Postagem muito interessante. Atrai pessoas de todo o Brasil,um lugar legal, e que passa certo "medo".

    ResponderExcluir