terça-feira, 12 de junho de 2012

Trono de Fátima. - Petrópolis.



Endereço: 
Rua do Bispo Dom José, s/n°
Telefone: 24 2242-0313 | Disque Turismo: 0800-024-1516

Visitação Diariamente de 8h às 18h
Informaçoes históricas : "Construído em 1947, como local de oração, através de donativos, festas religiosas e promoções num trabalho que movimentou toda a comunidade católica de Petrópolis.
       A cúpula protetora apóia-se em 7 colunas, representando os dons do Espírito Santo. Sobre a cúpula está colocado um anjo com 1m de altura. A imagem da virgem mede 3,50m esculpida na Itália e na parte inferior há uma capela e sala de ex-votos. Do local descortina-se bela vista panorâmica.

     Decorridos 15 meses, com o movimento de romarias cada vez maior, o monumento Mariano já não podia mais deixar de ser construído. Era chegado o tempo de concretizar a idéia. Mas como? Várias tentativas não surtiram efeito, não correspondiam ao caráter intrínseco da obra.
       Mesmo assim, aos 12 de maio de 1946, foi lançada a primeira pedra, no meio de imensa multidão petropolitana (romaria das pedras), muito embora ainda nada houvesse de definitivo. Alguns dias se passaram até que, quase casualmente, Frei João José (idealizador do movimento Mariano em Petrópolis) procurou o Dr. Heitor da Silva Costa. O grande construtor do Cristo no Corcovado acabaria com as vacilações de até então.

Trono de Fatima1 500                              

    O monumento deveria assumir aspecto de rara luminosidade para representar de alguma forma a sensação de luz que os três videntes tiveram.
Sete colunas sustentariam um dossel, formando um Trono para quem se revelou ser a Rainha do Rosário. Detalhes foram se delineando, em obediência a estas idéias mestras.
    Dentro em pouco a tela do notável artista gravava e apresentava aos olhares de milhares de pessoas o projeto venerado artista arquiteto. Em setembro do mesmo ano, Frei João José transmitia o que ouvira de Silva Costa: “Vamos começar o quanto antes... Minha idade já vai avançada”.
  A imagem de Nossa Senhora de Fátima esculpida na Itália especialmente para o monumento de Petrópolis, chegou no Brasil em 1951 e, em maio do mesmo ano foi solenemente entronizada."

Nenhum comentário:

Postar um comentário